top of page

SOBRE

A UFRJ-Macaé é uma jovem instituição, que traz consigo o prestígio da quase centenária UFRJ. São mais de 10 cursos de graduação, 3 pós-graduações (strictu sensu), totalizando um corpo social de mais de 3000 pessoas, atendidas nas regiões norte fluminense, lagos e serrana. Todavia, há poucos espaços dedicados à divulgação cientifica na região.

Numa tentativa de reverter esse quadro, iniciou-se em 2011 a construção do Centro Interativo de Divulgação Científica (CIDC), um espaço não formal de ensino das ciências exatas, voltado para a divulgação cientifica para o público leigo. Diversos alunos de vários cursos, como engenharias, químicas e farmácia já passaram pelo CIDC.

Atualmente, o centro é composto apenas por alunas da Engenharia, mostrando sintonia com a tendência recente da inserção feminina nos espaços acadêmicos.
O CIDC atualmente está localizado numa sala de 60 m² no polo da cidade universitária e se
divide em dois ambientes: no primeiro, são desenvolvidos e/ou montados experimentos de física
básica, em que os visitantes participam de forma interativa durante as apresentações, e o segundo ambiente é virtual e pode ser acessado pelos computadores do CIDC, que contém uma biblioteca de vídeos e animações de física.

Em 2016, as alunas do CIDC desenvolveram uma trabalho utilizando a ferramenta Pov-Ray de criação de vídeos 3D, esse projeto recebeu menção honrosa na Jornada de Pesquisa e Extensão de 2016 da UFRJ-Macaé, sendo o primeiro trabalho da Engenharia do Campus Macaé a ganhar esse título.

WhatsApp Image 2018-10-29 at 12.58.37 PM

Formação atual do CIDC (2018).

Da esquerda para direita: Vívian Matos, Mariana Araújo, Maria Luísa Rangel, Luísa Lima, Yasmin Mannucci e Louise Ferreira.

bottom of page